PROMOS ÁREA TECH

Siga nas redes sociais

LG QNED80 VALE A PENA?

27 nov 2023

E aí galera, hoje vou trazer uma televisão que tem potencial para ser uma das mais vendidas pela LG. Estou falando da LG QNED80, modelo lançado este ano e que traz especificações interessantíssimas e acima da média para o preço que custa. Um painel que une as tecnologias qled e nanocell, com a proposta de exibir cores mais profundas e maior brilho, taxa de atualização de 120hz, entradas hdmis na versão 2.1 com vrr e free sync, processador que promete além de fazer um melhor trabalho de pós processamento das imagens, trazer mais performance para navegação em seu sistema operacional. Avisando que o modelo testado foi o tamanho de 55 polegadas, mas você a encontra também nos tamanhos de 50, 65, 75 e 86 polegadas.  



Então, começando com a construção e acabamento da QNED80, saiba que estamos um degrau acima das demais televisões mais simples da lG, como a ur8750 e nano77. Aqui temos uma tv mais fina, com aproximadamente quatro vírgula quatro centímetros, pesinhos com parte da construção em metal e o restante do corpo feito de um plástico mais resistente, tendo, de forma geral, um acabamento mais premium. Além disso, ela tem bordas bem reduzidas e canaletas na parte de trás dos pesinhos para passagem e organização dos cabos da televisão, tornando-a uma televisão muito elegante e bonita. Caso queira colocar ela em um suporte, saiba que ela tem furação vesa para isso.  



Na conectividade, ela também é acima da média, isso porque vem com quatro entradas hdmis, duas delas na versão 2.1, com suporte para taxa de atualização de 120hz, modo de baixa latência e taxa de atualização variável, no caso o freesync, sendo um dos modelos mais baratos, principalmente para o público gamer. Traz também duas entradas usbs, entrada para antenas, saída de áudio digital e entrada para cabos de rede. Lembrando que essas especificações são válidas para todos os tamanhos, inclusive para o tamanho de 50 polegadas, que é o modelo mais barato. Na conectividade sem fios ela oferece suporte para o Bluetooth e para redes WiFi dual band.  



Falando do processador e sistema, saiba que o processador aqui é o a7 de sexta geração, processador intermediário da LG e que está acima do processador a5 presente no modelo nano77. Esse processador entrega uma performance acima da média, principalmente na navegação do sistema, sendo muito mais fluido, com abertura dos aplicativos acontecendo de forma mais rápida, além de ter um pós processamento muito bom das imagens exibidas, principalmente no que diz respeito ao processo de upscalling, fazendo com que imagens de baixa resolução sejam exibidas com maior qualidade. Então, se você assiste muito conteúdo transmitido por tv aberta, como futebol, novelas e telejornais ou filmes mais antigos, saiba que a QNED80 vai trabalhar melhor com esse tipo de conteúdo.  



Já no sistema operacional, temos o webos 23. Sistema recheado de aplicativos e de recursos interessantíssimos. Nele você vai encontrar praticamente todos os apps de streaming do mercado, como Netflix, prime vídeo, Globo play, Apple tv plus, Disney plus, Paramount plus, HBO Max, starPlus, YouTube, Spotify, Twitch, Deezer e muitos outros apps que podem ser baixados na loja da televisão. Você tem ainda acesso nativo para o XBox cloud e bosteroid, sistemas para jogar via nuvem e diversos recursos, como o Airplay para integração da tv com dispositivos da Apple e o quick cards, que são pastas onde os aplicativos relacionados ficam organizados. Além da possibilidade de trabalhar com duas fontes simultâneas na tela, a possibilidade de criação de perfis para cada morador da sua casa e etc. Sendo assim, uma televisão extremante completa no que diz respeito ao seu sistema operacional. Se você nunca teve contato com esse sistema, saiba que vai gostar muito se comprar essa televisão. Lembrando que o controle remoto incluso continua sendo o smart magic, recurso que permite o uso dele como um mouse, um scrool no botão central para rolagem, diversos atalhos para apps, a possibilidade de programar novas teclas para servirem de atalho e botão para comando de voz. É o controle remoto, na minha opinião, mais completo quando comparado com todos os controles de outras smarts, pois tem uma construção excelente.  




A qualidade de imagem é onde vou me estender mais, pois ela se destaca bastante quando comparada com os modelos mais básicos, ainda mais por ser uma televisão mais barata. Tem um painel que traz a soma de duas tecnologias excelentes, o nanocell e o qled, com a promessa de entregar cores muito mais profundas e brilho acima da média. O modelo testado foi o modelo de 55 polegadas, com painel do tipo IPS, mas se você preferir o modelo de 50 ou 86, pode ser que o painel presente seja o va, painel esse que vai ter contraste melhor, já que a LG tem o costume de trazer painéis do tipo ips em telas de tamanho de número ímpar e va em tamanhos de número par. Mas não posso confirmar, pois no site não deixam a informação clara para os consumidores. Além disso, todos os tamanhos trazem painel com taxa de atualização de 120hz e suporte para o hdr10 pró e não temos suporte para o dolby vision.  


Indo para os testes que realizei no painel de 55 polegadas, me surpreendi em relação a reprodução das cores, esse foi um dos pontos que mais chamou a minha atenção, assim que eu a liguei. Fazendo as medições, saibam que ela cobriu aproximadamente 90% do espaço de cor dci-p3, que é um número bem alto, ainda mais por ter um painel do tipo Ips, que, na minha opinião, entrega cores muito mais naturais, equilibradas e confortáveis que painéis do tipo VA. O brilho da QNED80 está bem acima da média quando comparado com outros modelos, passando facilmente dos 500 nits, quase o dobro do que a nano77 entrega, intensificando e deixando ainda mais bela as cores exibidas pelo painel. Além disso, temos aqui ângulos de visão excelentes e, independente do lugar que você assistir, não vai sentir as cores perdendo essa qualidade, estando ela em outro patamar no sentido cores e brilho quando comparada com modelos como c635, c645, q65c e nano77.  


Mas, infelizmente, nem tudo são flores por aqui! Isso porque o contraste dessa televisão é bem baixo, não sendo a melhor escolha para quem a utiliza em ambientes escuros, entregando taxa de contraste de apenas 1200:1, tendo aquele preto mais acinzentado quando comparada com painéis do tipo VA. Ela até tem o recurso de escurecimento local para tentar melhorar esse ponto, mas ele não é o fullarray local dimming. Sendo assim, é um sistema mais simples que trabalha pouquíssimas zonas, isso porque os leds da televisão não estão localizados atrás da tela, mas sim nas suas bordas e quando a televisão desliga esses leds para melhorar o preto de alguma zona, percebemos essas barras verticais na tela que parecem um defeito. Além disso, pelo fato dos leds estarem localizados nas bordas, é mais fácil encontrarmos vazamentos de luz, por esse motivo não recomendo a compra da QNED80 para utilizar em ambientes totalmente escuros, já que o problema fica muito mais visível. Caso ainda esteja pensando em comprar para utilizar em locais pouco iluminados ou já comprou, recomendo que vocês abaixem o brilho da tela e deixem o recurso full ed setado embaixo, no menu de configurações de imagens da tv, pois assim o problema diminui bastante. Se vai usar ela em ambientes iluminados, saiba que fica bem difícil de perceber esse preto mais acinzentado, mesmo em filmes e jogos mais escuros. E se precisa de uma tv para assistir transmissões de esportes em canais de tvs abertas, essa televisão vai se sair muito bem, já que tem ótimo brilho, ótimo upiscalling, ótimos ângulos de visão e cores excelentes. Então resumindo, essa é uma televisão excelente e acima da média nas cores, brilho e ângulos de visão, feita para ser usada com as luzes do seu ambiente ligadas, mas que peca no contraste. se você é o tipo de pessoa que só assiste e joga no escuro, principalmente filmes e séries de terror e suspense, pode ser que o preto acinzentado te incomode bastante, sendo ideal procurar uma televisão miniled ou oled para te atender melhor.  


Usando para jogos, ela me surpreendeu bastante, já que tem taxa de atualização máxima de 120hz, taxa de atualização variável, modo de baixa latência e o recurso otimizador de games da LG, que permite configurações especificas de imagem e áudio dos seus jogos, sendo hoje uma das televisões mais baratas com esses recursos. Então se pretende pegar para jogar, pode ir sem medo. 


No som ela entrega 20w de potência, com exceção do modelo de 86 polegadas que tem som de 40w. E para ser bem sincero, eu esperava mais do som integrado dela. É um som bom e que vai atender a maioria das pessoas, mas não me surpreendeu como a nano77 e ur8750. Na minha opinião, poderia ser melhor, já que essa é uma televisão mais cara. Faltou aqui um pouco mais de grave, mas creio que seja por ser mais fininha, forçando a marca colocar speakrs menores.  


Enfim, a LG QNED80 é uma televisão excelente em todos os pontos e que com certeza vale o preço cobrado. Entrega bom acabamento e construção, tem conectividade completa, tem um processador bom e bastante qualidade de imagem, pecando apenas no contraste e no sistema de escurecimento local, não sendo o modelo ideal para assistir estando no escuro.