SAMSUNG CU8000 // vale a pena?
03 dez 2023
E aí galera, hoje vou contar um pouco da minha experiência usando a nova Samsung cu8000, modelo que chega para tomar o lugar da bu8000 do ano passado, que provavelmente foi um dos modelos mais procurados e vendidos da marca, já que dentro da categoria de entrada 4k, a Samsung a lançou e manteve a au7700 de 2021. Agora em 2023, a cu8000 e a cu7700 serão os modelos de entrada da marca e, por mais que elas tenham sido anunciadas pelos mesmos valores de lançamento dos modelos passados, já percebemos algumas lojas vendendo esses modelos novos por preços muito parecidos e até mais baixos que os modelos passados, indicando talvez que ao longo desse ano teremos preços muito competitivos, o que é excelente.
No design, a cu8000 continua excelente, segue trazendo esse visual chamado pela Samsung de Airslim, um visual totalmente diferente do que concorrência entrega hoje em dia. Ela é a televisão de entrada mais fina do mercado, com apenas 2,5cm de espessura, bordas extremamente finas e pezinhos de encaixe com ajuste de altura. Na parte traseira, segue tendo furação vesa, caso você queira colocá-la em um suporte, deixando-a bem rente a parede, ou seja, bem estilosa, já que é bastante fina. O material continua em plástico em todo corpo, mas com um acabamento excelente. O único ponto negativo é que retiraram as canaletas, que estavam presentes no modelo do ano passado, para passagem dos cabos da parte traseira.
Na conectividade, seguimos com três entradas HDMIS na versão 2.0, com suporte somente para o modo de baixa latência automática. Duas usbs, saída de áudio digital, entrada para antenas e entrada para cabo de rede. Já na conexão sem fios seguimos com o Bluetooth na versão 5.2 e WiFi dual band, ou seja, o mesmo conjunto de conexões que estava presente no modelo passado.
Falando da compatibilidade de aplicativos, se você não conhece o tizen, saiba que é um dos sistemas mais completos hoje no Brasil. Logo, você vai encontrar basicamente todos os apps de streaming, como Netflix, prime vídeo, HBOMax, Disney plus, AppleTV plus, Globo play, YouTube, Mumbi, Spotify, Dezzer, Tidal, Discovery plus, Star plus e Twitch, ou seja, tem basicamente tudo.
Falando um pouco do sistema e recursos, seguimos com o tizen, que é um sistema muito completo e recheado de recursos interessantes, como por exemplo, suporte para o Airplay 2 para conexão dos seus dispositivos Apple, modo multiview, que permite o acesso a dois conteúdos na tela, suporte para projeção de tela, tanto de seu dispositivo Android, como Windows, suporte para o xbox cloud e geforce now na aba game hub, permitindo que você jogue via nuvem apenas conectando o controle na televisão, recurso tap view que permite a conexão e projeção da tela do celular somente encostado o seu celular na televisão, suporte para o Samsung tv plus com mais de 60 canais gratuitos que a Samsung oferece para os seus usuários, integração total da televisão com o aplicativo smart things, além de suporte para vários assistentes de voz, podendo ser a alexa, a bixby ou a google assistente.
Sobre o processamento, a Samsung manteve aqui o mesmo processador, no caso o Crystal 4k. Porém, ela não especifica se mudou de geração ou sofreu algum upgrade. Usando a televisão, eu não senti tanta diferença, se comparada com o modelo passado. O sistema continua rodando de forma bem aceitável para a categoria, mas as vezes, se quiser navegar mais rapidamente na tela principal, vai sentir algumas pequenas engasgadas.
Outra coisa que mudou bastante foi o controle remoto, ficou menor no corpo, com a célula de carregamento via luz também um pouco menor e retiraram um botão. Porém, você continua com as teclas de atalhos, que são as mesmas. Nesse caso o Globo play, Netflix, prime vídeo e Samsung Tv plus e também a tecla de comando de voz. Além disso, você também continua com a opção de carregá-lo via usb do tipo c.
Agora falando do painel, continuamos com tela do tipo VA em todos os tamanhos vendidos, com taxa de atualização de 60hz e suporte para o hdr10+. É uma tela com brilho apenas ok, ficando ali na casa dos 280 nits e que poderia ser um pouco mais alto, já que algumas televisões da mesma categoria já entregam um pico de brilho superior. Nela as cores são muito vivas e naturais, além da uniformidade de cor do painel também ser excelente, em cenas que uma única cor predomina na tela, eu não percebi diferenças de tonalidade ao longo do painel ou manchas, além do contraste também ser excelente. Comparando a cu8000 com a bu8000 do ano passado, eu não percebi nenhuma evolução significativa. Em relação a uniformidade de preto desse painel, ele também continua excelente, você ainda percebe, em alguns locais, alguns pontos de vazamento de luz que podem variar para mais ou para menos, dependendo da unidade que pegar, mas é bom deixar claro que isso é um problema presente em basicamente todas as televisões retro iluminadas por leds que não tenham tecnologia de escurecimento local, ou seja, praticamente todas as televisões de entrada 4K. Mas, levando em consideração que essa é uma televisão de entrada, ela faz um trabalho excelente nesse quesito, melhor que a maioria das televisões concorrentes. Eu só percebi esses vazamentos quando a tela ficou numa imagem totalmente preta, com todas as luzes do ambiente desligadas. Sobre os ângulos de visão dessa televisão, por ter painel do tipo va, você vai perceber as cores ficando mais lavadas e acinzentadas se assistir de um ângulo mais lateral. E se pretende usá-la como monitor, saiba que ela se saiu muito bem, pelo menos o modelo de 43 polegadas. Se for usar com um console conectado, saiba que é excelente, ela não tem suporte para taxa de atualização variável, mas traz suporte para modo de baixa latência. Usando-a para games, apesar de não ter aqueles recursos presentes em televisões mais caras da Samsung, como o gamebar, por exemplo, ela se saiu muito bem. Durante o tempo em que joguei com ela, percebi que a qualidade de imagem é excelente para o preço que custa, além de ter tempo de resposta muito baixo. Vale lembrar que antes de usar a televisão como monitor ou para jogar, é bom ir às configurações de conexões e expandir o sinal das entradas HDMIS, para garantir o máximo de passagem de dados do dispositivo para a televisão. Sobre o upscalling, para assistir conteúdos com resolução menor que 4k, ela também continua excelente, pelo menos nesse tamanho menor, e creio que seja bom também nos tamanhos maiores, pelo menos até o tamanho de 60 polegadas, pois tamanhos maiores exigem processadores melhores para fazerem um trabalho melhor de upscaling.
No som, essa televisão segue com os mesmos 20w de potência divididos em dois canais. E continuo com a mesma opinião que tinha sobre o modelo passado, achei o som baixo, muito agudo e sem a presença de graves, e acredito que seja assim pelo fato dela ser muito fininha. Se pretende pegá-la nesses tamanhos menores para usar em um ambiente menor e mais silencioso, ela vai dar conta, porém se pretende pegar um tamanho maior para usar em um ambiente maior ou, se caso você curta ouvir músicas e assistir um filme com mais detalhes no áudio, recomendo que a compre com uma soundbar.
Concluindo, a televisão Samsung cu8000, continua sendo uma ótima opção de entrada 4k, entregando um ótimo design e construção, ótimo sistema operacional com ótimos recursos e ótima qualidade de imagem para a categoria. Na minha opinião, ela só peca no som e na conectividade. Aqui a Samsung poderia ter colocado mais recursos, como HDMI na versão 2.1 com suporte para o vrr, por exemplo, com alguns diferenciais a mais para o público gamer. Porém um ponto bastante positivo, e que não tira o mérito dela também para esse público, é que ela traz suporte para o xbox cloud e geforcenow, sendo junto com a cu7700 e bu8000 os modelos mais baratos para jogar via núvem. Mas será que vale a pena? Na minha opinião, sim, vale a pena. Mas é claro, depende do preço que ela estiver. Eu diria que hoje, na data de publicação desse texto, não vale a pena pagar mais de três mil reais pelo tamanho de 55”, mais de dois mil e setecentos pelo tamanho de 50 e mais de dois mil e quinhentos pelo modelo de 43” polegadas